Nutrição Consciente
foco no Vegetarianismo e Veganismo

Agende seu atendimento A forma mais fácil é um WhatsApp para (47) 99650-6646

 

Como funciona o atendimento nutricional? 

 

O atendimento se dá de forma individualizada para ajudar o cliente a alcançar seus objetivos, sendo eles a  transição para uma dieta vegetariana, objetivos de perda de peso, patologias e melhora de hábitos em geral. 

A consulta dura em média 1 hora, inclui avaliação física (quando presencial), faz-se uma anamnese  onde há uma conversa sobre a saúde, sintomas de carência nutricional, possíveis desequilíbrios e sobre seus objetivos, de modo que se possa resgatar a maior qualidade de vida possível do paciente e para o planeta também. 

Como lidamos com pessoas e cada uma tem suas particularidades, a entrega do plano alimentar através do aplicativo do paciente se dá em tempo variado (dentro de 5 dias úteis). Incluso um retorno de 30 dias 

para avaliar como está o estado nutricional atual do paciente e como tem se sentido. 

 

🌸 Mudanças Importantes estão a caminho...

Importância do acompanhamento nutricional para vegetarianos e quem está transicionando de uma dieta onívora para o vegetarianismo:

 

Independentemente das motivações, como em qualquer dieta que restringe o consumo de certos tipos de alimentos, existe o risco de compensar a falta de um determinado alimento com uma alimentação desbalanceada, rica em calorias, gorduras e açúcares, o que pode trazer complicações à saúde, como aumento do colesterol e  triglicerídeos, o aumento da pressão arterial e o ganho de peso, estes são fatores que elevam o risco de doenças cardíacas, por exemplo.

Quando mudamos um hábito, no caso a exclusão de proteínas animais, que são fonte de diversos nutrientes, como proteínas, ácidos graxos, vitaminas A, B, D e alguns minerais como o zinco, magnésio e ferro que exercem funções importantes no nosso organismo, como aumentar nossa capacidade cognitiva, ganho de massa muscular, fortalecer o sistema imunológico, entre outros benefícios.

Todos esses nutrientes são facilmente encontrados em origens vegetais. Porém, é necessário se atentar a quantidade e combinações alimentares adequadas para compensar a exclusão da proteína animal, por isso a importância de um profissional nutricionista, que fará uma avaliação completa e prescreverá um plano alimentar específico e de acordo com suas necessidades, características e preferências.

👉 Por que o vegetarianismo deve ser considerado?

 

A dieta vegetariana, quando bem orientada, traz inúmeros benefícios para a saúde. Segundo o Ministério da Saúde a dieta vegetariana é considerada uma das mais saudáveis, ajudando na prevenção e tratamento de doenças, tanto por suas propriedades alimentares rica em frutas, hortaliças, cereais integrais, que são promotores de fibras dietéticas e fitoquímicos, como também por ter um baixo teor em produtos de origem animal, como por exemplo: gorduras saturadas e colesterol.

 

Diversos conselhos de nutrição, como American Dietetic Association (EUA), reconhecem que a dieta vegetariana é segura nutricionalmente e pode ser adotada por qualquer pessoa e em qualquer fase da sua vida. Demonstram também que este tipo de dieta auxilia no controle da pressão arterial, diabetes tipo 2, colesterol, controle do peso e até mesmo a redução do risco de diversos tipos de câncer.

 

O vegetarianismo tem se tornado cada vez mais popular em todo o mundo e existem diferentes motivos que fazem com que se adote uma dieta vegetariana. Algumas pessoas optam por essa mudança de hábitos por questões de saúde, outras decidem se tornar vegetarianas graças a um questionamento moral e de sustentabilidade.

  • Agende seu atendimento A forma mais fácil é um WhatsApp para (47) 99650-6646