Estar Presente - Seu maior Presente

Por Franciane Dal Pizzol - CRP 12/07813

 

O ser humano é programado para acessar mais facilmente as memórias ruins do que as boas, faz parte de sua estrutura.  Justamente para que não haja uma repetição de um evento negativo. Por isso os pensamentos negativos são os primeiros a chegar a nossa mente. Entendendo como este mecanismo cerebral funciona será mais fácil para lidar com os pensamentos, vamos lá! 


Imagine você no seu dia a dia e de repente vem um pensamento ruim na sua mente você acha que veio do nada, mas não, há sempre um disparador, algo que fez você acessar as redes de memórias relacionadas ao disparador. Que pode ser uma imagem, uma música, um cheiro, um som, um gosto ou uma vibração energética. É importante reconhecer o gatilho porém o mais importante é saber o que fazer depois. 

 

"de repente vem um pensamento ruim na sua mente você acha que veio do nada, mas não, há sempre um disparador..."


Os estímulos que são recebidos do meio:  as imagens, os sons, música, uma frase, um cheiro ativam a Amígdala que faz parte do Sistema Límbico que é uma estrutura cerebral que está intimamente ligada as nossas emoções e sentimentos. 
1 – A Amígdala recebe o estímulo, excreta hormônios tais como cortisol e noradrenalina (hormônios ligados ao estresse) e os processos saem do controle consciente.  
2 - Abre suas memórias, como se fosse um catálogo de roupas, buscando referências que tem haver com o estimulo que está recebendo.
 3- Acessa seu  Sistemas de Crenças. Frases como: não mereço ser amado, não presto para nada, não tenho o controle, não posso confiar em ninguém, sou culpado, devia ter feito algo e tantos outros. 
4 - Encontra o banco de dados com ainda mais memórias negativas. 
5 - Projeta em sua mente a visão negativa de si mesmo, coisas ou pessoas baseadas nos acontecimentos passados.  


Quando não é realizada a “higienização” dos pensamentos, a pessoa tende a estar sempre projetando ou no passado ou no futuro. Estar no passado gera culpa, desconforto, arrependimento e depressão e se pensar no futuro gera  medo, insegurança e ansiedade. Portanto só temos o presente para nos trazer alívio e bem estar, e é somente no presente que se pode atuar, isto é, apenas o presente gera comportamento. Portanto não tem porque correr do presente. Esteja no presente e seja mais equilibrado.    

 

"Quando não é realizada a “higienização” dos pensamentos, a pessoa tende a estar ou no passado ou no futuro."


Agora, aprenda uma das formas de interromper esse processo:
1 – Pare, fale um não internamente. Interrompa o ciclo. Caso contrário você passa a acreditar nas projeções e se perde.   
2 – Inspire profundamente. Sinta o ar entrando e saindo perceba seus pulmões.  A falta de oxigênio no sangue induz ao estado de ansiedade ainda mais intenso. E prestar atenção na respiração é um modo eficaz de estar presente. 
3 – Observe – o meio a sua volta. Conecte-se com o presente. Onde está.  A tendência do nosso cérebro é acreditar que aquilo tudo é agora e é a mais pura verdade. Perceba que nada está acontecendo. Sinta a brisa, o cheiro, ouça os sons. Reconecte com aqui e agora.  
4 – Seja grato por ter conseguido interromper o pensamento negativo. Sabendo que a  imagem e sentimento que seu pensamento projetou não é real. 


Lembre-se “você é o centro do seu próprio universo e nada é mais importante do que você se sentir bem agora” Siga o seu contentamento, invente algo que faça você se sentir bem. 

 

“você é o centro do seu próprio universo e nada é mais importante do que você se sentir bem agora”


Conecte-se com você, com seu corpo, ligue para um amigo, ouça aquela música, dance. O segredo é quanto mais alimentar o pensamento ruim mais você o deixa presente e no momento que colocar algo no lugar vai mudar a vibração e vai se sentir melhor.  

 


Quando os pensamentos obsessivos se instalam a pessoa vira só mente, é como se o corpo não existisse mais. E quando você dança, faz yoga, artes marciais, qualquer coisa que você se reconecte novamente ao seu corpo faz com que consiga criar memórias de contentamento. 


Se mesmo assim quiser ir mais a fundo nos seus sistemas de crenças e nas suas memórias negativas você pode fazer uma Terapia de Brainspotting™ um método neuropsicológico que trabalha dentro dos sistemas de crenças, no aqui e agora e na conexão com o corpo. Entre em contato conosco, estamos oferecendo aqui no Espaço Índigo esta modalidade de psicoterapia. 

 

Informações e Agendamento - (47) 3222-0915
 

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